quinta-feira, 11 de novembro de 2010

  Programa COB Sustentável

O programa COB SUSTENTÁVEL foi criado com o intuito de conscientizar e incentivar práticas que conduzem a conservação, renovação e melhor utilização dos recursos provenientes do Meio Ambiente, integrando sociedade e Meio Ambiente.
Por isso, o Colégio Brasília propõe que os alunos da Educação Profissional participem colaborando com projetos relevantes e aplicáveis ao próprio colégio.
Quem pode participar:
Todo aluno da Educação Profissional agrupados em, no máximo, 5 participantes.
Os alunos que estiverem no 2os. e 3os. Módulos poderão usar o projeto COB Sustentável para a disciplina de projetos.
Inscrição
Para se inscrever, o grupo deve:
Preencher um formulário referente ao grupo onde deverá constar o tema escolhido e os nomes de todos os integrantes.
Esta ficha deve ser entregue ao professor responsável pela disciplina de projetos ou um professor designado pelo coordenador do curso.
Execução do projeto
O projeto deve ser feito, inteiramente, pelos alunos, sendo desconsiderados aqueles que utilizarem material alheio;
Deve ser feito dentro do período estipulado;
Se precisarem de palestras ou visitas às empresas do setor, deverão comunicar o professor responsável e este explicará o procedimento da escola.
Este programa de soluções socioambientais já conta com a inscrição de alunos dos Cursos de Processos de Produção com pesquisas na área de Reuso de Água, Sistemas de Captação de Águas Pluviais, Energias Renováveis (Solar, Eólica e Biomassa) e de Nutrição com tema centralizado na Redução do Desperdício de Alimentos e Reaproveitamento Alimentar.



  Programa Enfermaria Verde:

O programa Enfermaria Verde é uma iniciativa da Equipe COBVerde do Colégio Brasília que tem como responsabilidade oferecer aos professores, alunos e colaboradores do colégio sempre uma receita de cura natural baseada nas técnicas de Fitoterapia. Em nossa enfermaria está sendo oferecido um cardápio de chás diferenciados por seu poder curativo e local de ação, vale lembrar que todas as ervas utilizadas nas infusões são produzidas no próprio colégio, em seu Herbário Medicinal e que todo fitoterápico passa por uma avaliação e supervisão de um terapeuta especializado.
ENFERMARIA VERDE

1ª Semana
Planta Medicinal
Ação
Preparo
Segunda-feira
Alfavaca/Boldo
Anti-séptica/Vermífuga
Digestivo
Infusão
Terça-feira
Limão
Antidepressiva/Antibiótica
Antitérmica
Decocção
Quarta-feira
Guaco
Antiinflamatória/Expectorante
Antitussígena
Decocção
Quinta-feira
Cipreste
Calmante/Diurética
Reenergizante
Infusão
Sexta-feira
Sabugueiro
Antigripal/Expectorante
Depurativa
Infusão

2ª Semana
Planta Medicinal
Ação
Preparo
Segunda-feira
Pitanga/Boldo Rasteiro
Analgésica/Depurativa
Digestiva/Estimulante
Infusão
Terça-feira
Abacateiro
Antianêmica/Antidiarréica
Digestiva
Decocção
Quarta-feira
Amora
Antiinflamatória/Revigorante
Calmante
Infusão
Quinta-feira
Cavalinha
Remineralizante/Antiinflamatória
Digestiva
Decocção
Sexta-feira
Manjericão
Antigripal/Analgésica
Calmante
Infusão


3ª Semana
Planta Medicinal
Ação
Preparo
Segunda-feira
Capim-limão/
Carqueja
Analgésica/Calmante
Digestiva/Antidiarréica
Infusão
Terça-feira
Pessegueiro
Anti-hemorrágica
Antiemética
Decocção
Quarta-feira
Ameixeira
Adstringente/Depurativa
Diurética
Decocção
Quinta-feira
Romã
Antivirótica/Antidiarréica
Antiinflamatória
Infusão
Sexta-feira
Erva-de-Santa-Maria
Expectorante/Anti-séptica
Anti-helmíntica
Infusão

4ª Semana
Planta Medicinal
Ação
Preparo
Segunda-feira
Cafeeiro
Analgésica/Antigripal
Digestiva/Revigorante
Infusão
Terça-feira
Hisbisco
Energizante/Digestiva
Remineralizante
Infusão
Quarta-feira
Hortelã
Calmante/Digestiva
Anti-séptica
Infusão
Quinta-feira
Araçá
Adstringente/Antidiarréica
Anti-hemorrágica
Decocção
Sexta-feira
Jabuticabeira
Antiasmática/Nutritiva
Antiinflamatória
Infusão


Colégio Brasília COB VERDE

A gestão escolar constituiu uma dimensão e um enfoque de atuação que objetiva promover a educação ambiental e transformar seus alunos em agentes atuantes, visando à formação de indivíduos capazes de promover receitas de cura natural, com ervas utilizadas do próprio herbário medicinal do colégio, baseando-se nas técnicas de fitoterapia.
Tudo isto com fins de promover um desenvolvimento sustentável e, no intuito de buscar melhores condições de vida, suprindo as necessidades do momento e sem prejudicar as futuras. Sendo este um projeto previamente planejado e estruturado, certamente terá seus objetivos alcançados, levando à saúde e a qualidade de vida ambiental, além de propiciar uma consciência socioambiental na formação crítica dos indivíduos envolvidos e na comunidade no tocante ao aproveitamento dos recursos da natureza.
Contudo, ao final do projeto, para uma ampla divulgação dos conhecimentos adquiridos sobre a utilização das ervas medicinais, seria providencial a realização de uma Feira de Ciências ou uma Exposição Cultural, não só internamente, mas também, de forma a abranger toda a comunidade do entorno escolar, aberta à visitação com horários específicos dentro do período de aulas, distribuição de folders, cartazes explicativos e cardápios de chás com especificações relacionadas às formas de utilização das plantas medicinais, suas indicações de uso e preparo, favorecendo a compreensão e incentivando às práticas que conduzem a conservação e utilização dos recursos provenientes do meio ambiente.


Grupo: Bruno G. de Mello
Juliana Queiroz S. Araújo
Raquel Barboza Gonçalves
Rosane Pessoa V. de Gouvêa
Sandra Maria Freitas Cardoso

PROJETO INTERDISCIPLINAR PROMOÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA


QUAL O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA NA MELHORIA DAS CONDIÇÕES E QUALIDADE DE VIDA?

Como lugar privilegiado para transmissão e troca de conhecimentos objetivando a melhoria das condições e qualidade de vida e exercendo seu papel social, a Escola Estadual Nova Alvorada em Belford Roxo desenvolveu um projeto e observamos que está muito bem elaborado em sua estrutura podendo ressaltar as letras a e b do ítem destaque, e as ideias postas na conclusão. No entanto, no ítem resultados esperados o ideal seria que o aluno não só reconhecesse, mas fosse capaz de apropriar-se dessa ideia, trazendo esses conceitos e novos conhecimentos para o seu dia-a-dia como cidadão consciente e atuante. Notamos ainda que não houve um trabalho- ao menos não está claro, uma proposta interdisciplinar ou transdisciplinar onde todas as disciplinas pudessem ser contempladas e colaborassem para o sucesso do projeto.

ESCOLA ESTADUAL NOVA ALVORADA

Existem três maneiras de se chegar ao topo de uma árvore: subir nela; sentar em cima da semente e ficar amigo de um grande pássaro.

SETEMBRO/2010

JUSTIFICATIVA:

Localizado na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, o município de Belford Roxo está situado num ambiente que possuía características de manguezal. Este ecossistema foi desmatado, drenado e aterrado para criar espaços propícios à ocupação humana em suas atividades, inicialmente agrícolas, e posteriormente residencial. Devido há vários desmatamentos ocorrem grandes inundações sazonais, deixando os moradores desabrigados e/ou desalojados nos meses de chuvas.

Tendo a escola um papel relevante e essencial na garantia de um futuro sustentável para toda a população, pois tem o poder de ao mesmo tempo, educar e formar cidadãos. A expectativa que se tem de trabalhar com o projeto de arborização é a de que o aluno desperte para ser herdeiro de uma civilização consciente da preservação da natureza e do desejo de ser solidário e adaptar-se ao plano histórico e cultural da sociedade em que vive. Sendo assim, a comunidade escolar vê a necessidade de dar continuidade a este projeto na escola, numa perspectiva de transformá-la num ambiente acolhedor e prazeroso, demonstrando também que é possível o desenvolvimento aliado à qualidade de vida e conservação do ambiente.

A importância deste estudo é expor à comunidade escolar e ao entorno da mesma que o reflorestamento, além do benefício estético, promove também: conservação da umidade do solo, redução da velocidade do vento e contribui para a melhoria do ar por meio da retenção da poeira nas folhas, evita o desmoronamento de morros e gera uma melhor qualidade vida; aluno desperte para ser herdeiro de uma civilização consciente da preservação da natureza e do desejo de ser solidário e adaptar-se ao plano histórico e cultural da sociedade em que vive.


OBJETIVO GERAL

Entre os objetivos do projeto figuram proporcionar aos alunos da Escola Estadual Nova Alvorada a experiência de plantar e cultivar diversos tipos de plantas, compreender e valorizar o funcionamento da natureza por meio de uma situação concreta, envolvendo temas relacionados à educação ambiental, construir valores e atitudes necessários à compreensão da importância da preservação dos recursos naturais do planeta, reflorestamento de áreas degradas e arborização.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Reconhecer a importância do plantio e preservação do jardim na escola.

- Promover educação ambiental no ambiente escolar, de forma a auxiliar na formação de alunos multiplicadores da informação para a comunidade escola.

- Transformar os participantes do projeto em agentes multiplicadores junto à comunidade.

- Sensibilizar a sociedade, com a finalidade de formar uma rede que integre, prioritariamente, a comunidade escolar, visando a estimular a participação social e o envolvimento dessa comunidade e da sociedade, com vistas à construção da cidadania ambiental.


PÚBLICO-ALVO:

Comunidade escolar e comunidade do entorno da escola.


CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO:

Mês: setembro /2010.


METODOLOGIA:

- Reconhecimento do tipo de solo.

- Escolher as mudas.

- Espaço para o plantio.

Contribui para a melhoria do meio ambiente, na medida em que:

- Diminui a exploração de recursos naturais.

- Reduz o consumo de energia.

- Diminui a poluição do solo, da água e do ar.

- Reduz o desmatamento.

- Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo.

- Diminui o desperdício.


RESULTADOS ESPERADOS:

Que os alunos reconheçam a importância do reflorestamento e da preservação do meio ambiente escolar e do entorno.


DESTAQUE:

a) A inclusão no currículo de ensino da escola de atividades pertinentes à Educação Ambiental.

b) Os professores e os alunos da escola atuam como agentes multiplicadores do projeto em sua comunidade. As atividades de Educação Ambiental serão desenvolvidas no próprio espaço da escola e no entorno.


CONCLUSÕES

O estudo deve alcançar que os alunos sejam alvos de reflexões e de vivências. Mais do que discursos são: a prática, o exemplo, a convivência e a reflexão sobre o meio em situações reais que farão com que os alunos desenvolvam atitudes coerentes com os valores que queremos que aprendam. Por isso, o convívio escolar é elemento-chave na formação ambiental dos estudantes e, ao mesmo tempo é o instrumento mais poderoso que a escola tem para cumprir sua tarefa educativa nesse aspecto.

ELABORADO POR: Profª Kátia Regina Cabral Marins

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

1. Branco, M.S.2003.Ecologia da cidade. 1º.ed., Ed. Moderna, Rio de Janeiro. p.19.

2. Araújo, R.; Murgel E. 2001. Ecologia em debate.1º. ed. Ed. Moderna, Rio de
Janeiro. P.119 e 120.

Kátia Regina Cabral Marins
Escola Estadual Nova Alvorada
Belford Roxo (RJ)

Link pesquisado:
http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/acontece.asp

Grupo Sol:
Julia Gama, Maria Fernanda Braga Fagundes, Renata Luna Peixoto, Roberta Helena Pessoa, Sandra Gomes Araujo, Valéria Lavall

PROJETO INTERDISCIPLINAR - PROMOÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA


Qual o papel social da escola na melhoria das condições e qualidade de vida?
Painel confeccionado pelos alunos sobre o as riquezas naturais do nosso país

Escola Municipal de Educação Infantil Humaitá – Porto Alegre

Projeto Pedagógico Coletivo

“Cuidando de si, dos outros e de tudo que existe ao redor”

Nesta apresentação disponibilizaremos os projetos da Escola Municipal de Educação Infantil Humaitá, da cidade de Porto Alegre. Cujo link é:

http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/humaita

A EMEIH preocupada com a qualidade de vida de seus alunos e familiares, promoveu no ano de 2006 uma pesquisa onde foram constatados os seguintes dados:

- 15% afirmam que costumam ir, eventualmente, ao Parque Municipal;

- 23% vivem diretamente ou indiretamente da coleta ou reciclagem de lixo seco;

- 27% classificam o papel higiênico usado como lixo seco;

- 66% possuem algum tipo de animal (60% cachorro e 26% gato)

- 69% das famílias cultivam algo em casa.

De posse dos dados, a Escola percebeu que teria que trabalhar, junto à comunidade escolar combinando, necessariamente, três aspectos relevantes aos dados coletados. Foram eles:

- Saúde ambiental - cuidados necessários com o lixo;

- Saúde humana - cuidados necessários para evitar doenças comuns nesta comunidade em crianças e adultos;

- Alternativa de renda- novas possibilidades de acréscimo de renda familiar, a partir de materiais alternativos.

Esse tripé foi utilizado então, num Projeto de Trabalho de Educação Ambiental.

Trabalhando a separação do lixo em sala de aula. Pintura das latas de lixo.

A Escola continuando esse trabalho promove, esse ano, a 2ª Gincana Solidária, tendo como Tarefa 3- Movimentos Escola Verde, escola sustentável.

Em salas de aulas, os alunos participam de jogos tendo como tema “Corrida contra a Dengue”, aprendendo todos, através de jogos, sobre o combate a doença.

No refeitório da escola, os pais são recebidos e informados com relação a doença, sua proliferação e sintomas. Em seguida são os mesmos orientados no sentido de cuidarem de suas casas, seu bairro e sua cidade, de forma a criar um ambiente saudável na comunidade. Nesse momento é desenvolvido junto a esses pais o que entendemos por responsabilidade individual, conceito básico da cidadania e democracia. A Escola faz, ainda, uma caminhada com seus alunos, andando pela comunidade, e distribuindo panfletos informativos junto a lojas, outros bairros e comércio em geral. Vai se ampliando assim a proposta social da Escola, que deixa de ser localizada e envolve, por fim, toda a comunidade. Segue o link do projeto:

http://emeihumaitareciclarte.blogspot.com/2010/03/tarefa-3-movimentos-escola-verde-escola.htm/

Texto coletivo criado pela turma do Jardim II

Os projetos desenvolvidos nesta realidade terão um grande impacto para a comunidade, pois visam oferecer aos alunos não só novos temas a serem trabalhados em sala de aula, mas colocam as famílias como protagonistas dessa história, gerando uma inclusão altamente positiva.

A partir de ações como essa, surgirão novas possibilidades do aumento da auto- estima de todos os envolvidos, fazendo com que, conseqüentemente, ocorra uma melhoria das condições e qualidade de vida.

Isso ocorre no dia a dia do aluno, quando ele é instigado a conhecer seu universo, seu espaço geográfico, aprendendo a tirar do mesmo o seu melhor, sem prejuízo dos seus e dos outros. Nesse momento, de forma sutil, é fornecido ao aluno ferramentas para que ele se sinta como parte integrante do todo, gerando uma incipiente noção de cidadania e respeito, ao universo e ao próximo.

Além disso, o conhecimento sobre saúde em meio à realidade em que vivem, conscientizará os envolvidos em todo o contato com o meio ambiente, desde a coleta de lixo ao trabalho em busca de seu próprio sustento. Aos alunos serão transmitidas as informações que farão a diferença na realidade da família. Serão eles a voz do conhecimento em sua própria casa, levando da escola uma aprendizagem significativa.

A escola visando atender à comunidade, desenvolve ainda a “Escolas para pais”, que através de palestras e atividades os familiares são colocados diante de temas importantes para a educação das crianças, bem como o bem estar de todos. Os mesmos são esclarecidos, orientados, ensinados em questões, que muitas vezes desconhecem, levando para suas casas não só novos conhecimentos, mas, acima de tudo, a certeza de que são sujeitos ativos de sua comunidade, contribuindo para a melhora da qualidade de vida.


Alunos regando a horta cultivada por eles na escola

A maior resposta a esse tipo de Projeto surge dentro das residências, com adultos e crianças se sentindo, todos, parte da engrenagem maior, que é a sociedade.

Um ambiente saudável é muito mais fácil de florescer dentro desses lares, pois a saúde, mental, física e emocional depende de vários fatores, sendo certo que um dos principais se refere a forma como o indivíduo se sente diante do mundo em que vive. Saber que se tem acesso a informações, conhecimentos ou serviços públicos, é saber que está, devidamente, incluído no que se refere aos seus direitos básicos.

É notório que a grande parte dessas famílias é de baixa renda, não tendo acesso ao estabelecido em lei, e, na sua maioria, são esquecidas pelo Poder Público. O descaso e a falta de interesse por parte de alguns, pode dificultar a eficácia de um projeto como este. Muitos estão em meio a doenças, desequilíbrios e dificuldades e já não acreditam na possibilidade na mudança de sua qualidade de vida.

É nesse momento que a Escola, enquanto Instituição Educacional, mostra a sua maior capacidade e, por que não dizer, função: formar cidadãos conscientes, instrumentalizando os alunos de forma a terem noção de seu real papel na sociedade, conhecendo seus direitos e, a partir daí, trabalhando suas dificuldades.

Essa missão é muito maior do que, simplesmente, ensinar disciplinas, e se configura, acima de tudo, em dar instrumentos aos seus alunos, para que eles possam melhorar suas vidas, em todos os aspectos.

Fica muito difícil encontrar pontos fracos num Projeto tão engajado, mas somente para constar como crítica construtiva, é possível que o sucesso alcançado tivesse sido infinitamente maior, se pudesse, o ambiente escolar, contar com a participação de profissionais da saúde, bem como da comunidade como um todo. Estes, dando palestras e orientando em suas respectivas áreas estariam, junto a Escola, fazendo um trabalho mais amplo de educação, conscientização, respeito e inclusão, pilares da cidadania.

Grupo FOCO DIDÁTICO:

Anna Christina Fontenele Martins Bruno

Ana Maria da Conceição Gonçalves Lopes

Greice Duarte de Brito







O papel social da escola, além de educar, é passar aos alunos e responsáveis a consciência de que reciclar é a melhor ferramenta que temos para salvar nosso Planeta. Cabe à escola formar cidadãos críticos, reflexivos, autônomos e conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender a realidade em que vivem e provocar mudanças positivas com relação aos problemas que tem surgido sobre a preservação de nosso ambiente.


O CIEP Brizolão Municipalizado 227 Procópio Ferreira situado no município de Duque de Caxias, RJ, vem desenvolvendo projetos ligados à educação e sustentabilidade em parceria com empresas, com o SESI e internamente, junto aos alunos, promove incentivos de recolhimento de garrafas PET em seu bairro atuante, Nova Campinas.

Projetos:


"SESI: Cozinha Brasil"O objetivo é ensinar a aproveitar todas as partes dos alimentos, inclusive, o que normalmente é dispensado como o caule, talos, casca, folhas e sementes promovendo a educação alimentar com impactos positivos para a saúde e valorização da renda por meio do aproveitamento total dos alimentos.

"Seu óleo tem destino certo"Em parceria com a empresa G.R.AMBER, a escola promove a troca de óleos usados por materiais de limpeza.


" Concurso PET aluno feliz"Realizado internamente, tem por objetivo diminuir a quantidade de gaarrafas PET que são jogadas nas ruas e no rio que corta o bairro. acontece durante todo ano e a cada mês, o aluno que recolheu a maior quantidade de garrafas é levado a um passeio custeado, em parte, com a venda das garrafas arrecadadas e ainda tem sua foto e nome publicado no jornal " Natureza em Dia" ( nome escolhido pelos próprios alunos), que fica fixado em um dos murais da escola.

Pontos fortes:O incentivo à retirada de garrafas PET do meio ambiente, evitando a poluição e as enchentes; Através dos educandos, seus familiares vão aprendendo que o óleo usado pode ser transformado em algo útil para a escola e para a comunidade;Evitar o desperdício com receitas nutritivas e fáceis;Desenvolver a conscientização ambiental;Aprendizagem de valores e atitudes e o exercício de cidadania para a preservação do Planeta.

Pontos fracos:Falta de continuidade de conscientização fora do âmbito escolar por parte de algumas famílias;a falta de acesso e informações aos produtos que são produzidos e comercializados a partir da reciclagem;Ausência de locais apropriados para o armazenamento dos materiais recolhidos;deficiência de iniciativas municipais para os mecanismos de coleta seletiva e por fim, o forte conceito de que lixo é uma coisa suja e inútil em sua totalidade.

Grupo:
Danielle P. Ferreira de Moraes
Fernanda Brito da Costa
Márcia Vieira de Oliveira Guariento
Noêmia da Silva teixeira
Simone P. Gusmão