quinta-feira, 12 de agosto de 2010

CONSCIENTIZAÇÃO LEVANDO À AÇÃO

O tema do vídeo nasceu da discussão sobre a lei estadual que determina o recolhimento e substituição de sacolas plásticas por bolsas reutilizáveis ou sacolas biodegradáveis.

Nosso vídeo alerta sobre os componentes utilizados nas consagradas "sacolas plásticas", mostra o impacto sobre o meio ambiente e sugere alternativas para a diminuição do uso.

Tentamos conscientizar e mostrar ações na tentativa de mudar o comportamento das pessoas, ou pelo menos que elas passassem a refletir sobre suas práticas, pensamentos, ideias e principalmente pelo ambiente que querem deixar para as gerações futuras.

Mas o que vemos é uma subsequência de imediatismos, como essa nova lei, e que não levam a lugar nenhum pois ainda trabalhamos com uma visão reducionista em relação ao meio ambiente, onde deixamos o homem de fora do processo.

O conceito de Educação Ambiental não é apenas o verde, o lixo, o "Preserve a Natureza", e sim a transformação que as ações podem causar em relação a essas questões da sociedade.

Assim como falava Paulo Freire, na sua Pedagogia do Oprimido, o poder do opressor só está em ascendência porque os oprimidos não têm o poder de reflexão. Uma concentração de regras nas mãos de uns e outros são apenas levados a repetir as ações. Essa concepção vem ao encontro claramente das relações que se estabeleceram do homem com o meio ambiente.

O ser humano tem que ter a consciência que é parte integrante desse grande sistema que é o meio ambiente.

Social, ambiental e humano são interligados num todo e é importante a interação desses meios porque só assim se conseguirá transformar essa sociedade.

Nenhum comentário: