segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Parque Estadual do Grajaú



Uma das mais belas reservas do Rio de Janeiro, o Parque Estadual do Grajaú não ficou imune a ação negativa do homem. Vem sofrendo sérios problemas como invasão da área, cultivo de maconha e queimadas provocadas por quedas de balões.
Refletindo sobre eventos tão prejudiciais a flora, fauna e a nós simples mortais, sobretudo quando o que está em evidência é um parque numa área urbana, que entre tantos benefícios é para a comunidade um espaço de lazer, nos remetemos a Paulo Freire em seu livro Pedagogia do Oprimido quando diz: "Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo" e, queremos crer que infelizmente o que se tem presente é uma tal ignorância e/ou não consciência do problema que causamos com as citadas ações. E que tal quadro pode mudar.
Há a necessidade urgente de uma educação dialógica, segundo o autor, onde o contexto educativo prime pela reflexão, criatividade e formação de senso crítico possibilitando aquela aprendizagem por ele sonhada de uma pedagogia não da opressão, não bancária, mas da libertação, pois só conscientes é que podemos estar comprometidos com nossa ação no mundo.

Grupo SOL:
Júlia Gama
Maria Fernanda Fagundes
Renata Luna
Roberta Pellicano
Sandra Gomes de Araújo
Valéria Lavall

Um comentário:

Mais Educação disse...

Foi matéria de jornal na última sexta-feira 13 o incêndio na reserva ambiental do Grajaú.
“O fogo, que começou por vota das 16h conforme o DMB do Grajaú, se alastrou em razão dos fortes ventos que atingem a região, na zona norte do Rio de Janeiro.”
Como se já não bastasse a ação da própria natureza e desolador saber que um espaço como esse encontra-se ameaçado pelo ação do homem.
A reserva ambiental do Grajaú possui uma área de 55 hectares da remanescente Mata Atlântica. Importante pela grande diversidade de espécies que abriga.
O simples ato de decretar reservas, porém, não tem sido capaz de evitar a exploração do homem, pois não há uma estrutura de fiscalização e gestão capaz de administrar e preservar as áreas públicas.

Eliane Maria Guimarães Beltrão - P00691
Denise Barbosa do Nascimento - P00704