sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Lixo

(Dimensão Ambiental)


Este filme foi feito numa das entradas da Comunidade dos Macacos. Como podemos perceber, as pessoas jogam lixo pelo chão, de qualquer maneira, sem separá-los em sacos plásticos e muitas vezes sem os mesmos.

Seguindo mais adiante, a uns cem metros mais ou menos, encontramos um compactador de lixo, que serviria para triturar o lixo deixado dentro da caçamba, localizada no mesmo ambiente. Infelizmente não é isso o que acontece, pois mesmo com a caçamba exposta, a maior parte do lixo está fora dela, espalhada ao seu redor. Ninguém se dá ao trabalho de jogar seu próprio lixo dentro dela.

A população desta área pelo visto não se importa com a qualidade de vida, com o respeito pelos outros e pelo ambiente em que vive. Além disso, não se preocupa com o impacto ambiental que esse ato acarretará para todos: doenças, mortes, desabamentos, poluição dentre outros.

Talvez isso também ocorra pela ignorância das pessoas. Deveria haver nesta comunidade uma conscientização e sensibilização sobre o assunto tratado através de palestras e vídeos, promovidos pela Associação de Moradores e/ou através das escolas locais, para tentar mudar os hábitos negativos desta comunidade, se utilizando de ferramentas, que permitam a interação contínua e a comunicação sem ruídos, caso contrário, os objetivos não serão alcançados conforme cita Paulo Freire.

No livro Pedagogia do Oprimido, Paulo Freire fala sobre a relação do homem com o ambiente. O autor afirma que homem precisa ter consciência dos seus atos para poder cuidar do ambiente em que vive. Não adianta o homem pensar apenas em si próprio e se esquecer de preservar o meio ambiente visto que, ele depende deste para sobreviver. Exatamente o que não está acontecendo na Comunidade dos Macacos.

Nosso papel não é falar ao povo sobre a nossa visão do mundo, ou tentar impô-la a ele, mas dialogar com ele sobre a sua e a nossa. Temos de estar convencidos de que a sua visão de mundo, que se manifesta nas várias formas de sua ação, reflete a sua situação no mundo, em que se constitui.” Pág. 49.







Integrantes do Grupo:
AVANY MARIA MANHÃES MOURA REIS - P00715
DANIELE CRUZ DA SILVA FIGUEIREDO LUZ
JULIANA ANTUNES KÜHNER
KATIANA SOUZA REIS
LILIANE DE ANDRADE LEVY
MARCIA DE FREITAS MIGUEL



Este vídeo é muito interessante, é sobre consciência ambiental. Só para enriquecer!

2 comentários:

Vaneli disse...

Achei o vídeo interessante, pois mostra como falta realmente um trabalho de conscientização da população, pois os moradores jogam o lixo fora da caixa coletora de lixo. Eles não percebem o mal que estão causando ao meio ambiente local, é praticamente o quintal da casa deles.
"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo." - Paulo Freire.
Acredito que realmente o que falta é EDUCAÇÃO, pois ela desperta a consciência.
Equipe Diamante - Vaneli Frizon Franco

vivian dos reis disse...

O video é bem interesante e nele podemos ver que infelizmente ainda a muito o que se fazer para conscientizar a população a respeito do meio ambiente.O povo ainda não aprendeu que jogando o seu lixo em qualquer lugar o resultado é mais enchentes,mais doenças,mais ploriferação de ratos,mosquitos e o pior a destruição do meio ambiente em que eles mesmo vivem.
Grupo: Futuras Pedagogas Brilhantes-Vívian dos Reis veiga