terça-feira, 10 de agosto de 2010

Projeto Interdisciplinar- Reciclar

O tema escolhido pelo grupo foi a reciclagem. Pensamos nesse contexto para conscientizar as pessoas da importância de se reciclar o lixo. Muitos podem ser aproveitados para fazer enfeites, decorações, utensílios ou até mesmo em sala de aula com alunos na montagem de uma atividade. Com este trabalho espero que possamos transmitir informações da realidade do meio ambiente e do ser humano. Pensarmos um pouco mais no acúmulo de lixo que é produzido por nós e prncipalmente que muitos deles podem ser utilizados de maneira benéfica tanto para a natureza como para o homem. Temos que fazer mais campanhas educativas no que diz respeito a reciclagem. Ela apresenta uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta. Em algumas escolas professores já fazem esse tipo de orientação a seus alunos sobre a importância da separação do lixo em suas residências. Se o homem souber utilizar os recursos da natureza de maneira correta podemos ter um mundo mais limpo e mais desenvolvido. Desta forma, poderemos conquistar mais rápido o desenvolvimento sustentável do planeta. É um exercício de cidadania, já que primeiro começa com uma atitude individual que se estende a população de um modo geral. Com isso chegaremos a uma educação e atitudes sustentáveis. Paulo Freire fala da importância do oprimido participar da alteração desse processo. O oprimido é o que sofre um problema, aquele que perde com algo. Partindo desse príncipio, todo ser humano está oprimido com os problemas que envolvem o planeta. Conscientes ou não, todo ser humano atua e sofre influências do meio ambiente. Reciclagem é um caminho para todas as classes sociais. De acordo com o autor “ Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: os homens se libertam em comunhão”. Ainda segundo Paulo Freire, a opressão é apresentada como problema crônico social, visto que as camadas menos favorecidas são oprimidas e terminam por aceitar o que lhes é imposto, devido à falta de conscientização, sem buscar realmente a chamada Pedagogia da Libertação. Diante dessa sitação podemos então comentar que o problema crônico social apresentado pelo grupo é a falta e a importância da reciclagem do lixo. Mas essa falta de conscientização das camadas menos favorecidas pode mudar pelo simples fato de haver um diálogo, já que ele aparece no cenário como o grande incentivador da educação. Com isso o oprimido passa de ingênuo a consciente e tem a conhecimento e uma noção do que se pode mudar e transformar apenas com ações, reflexões e uma educação libertária. “Se o momento já é o da ação, está se fará autêntica práxis se o saber dela resultante se faz objeto da reflexão crítica”, conclui Paulo Freire.

Um comentário:

adriana teixeira disse...

O vídeo abordou o tema de forma clara e simples, mostrando de forma prática que todo cidadão pode adotar em sua residência, no seu trabalho a coleta seletiva.
O lixo virando arte foi um aspecto muito interessante e útil pois viabiliza uma forma de rendimento.
A reciclagem visa uma ação de transformação social/ambiental e humana. É a interligação indispensável para tornar os cidadãos responsáveis por seus atos.