quarta-feira, 10 de novembro de 2010

EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE : PROMOVENDO SAÚDE

           O presente trabalho retrata o Projeto que está sendo implementado pelos alunos do ensino médio, do Ciep 321 Dr. Ulysses Guimarães, localizado na rua da Reverência,  nº 375, em Curicica, Jacarepaguá, tendo como orientadora a professora de Biologia,  Mônica Lacerda.
A partir de um trabalho sobre a Agenda 21 e a Agenda 21 Escolar, foi realizado entre os alunos um amplo debate que culminou numa reflexão sobre a responsabilidade de todos com o Meio Ambiente e a Sustentabilidade. Em seguida, os alunos chegaram a um consenso e decidiram fundar um ECOPOSTO na escola com a finalidade de recolher óleo de cozinha, garrafas pet, pilhas e baterias, como também fazer um trabalho de conscientização junto à comunidade, uma vez que esses materiais, com frequência, eram descartados no rio que corta o bairro, contribuindo, assim, para o comprometimento da saúde da população.
Esta iniciativa dos alunos despertou o interesse de outras escolas e da mídia, tendo a TV escola levado o ator Marcos Palmeira para gravar na escola um programa sobre o envolvimento do ator com a produção dos alimentos orgânicos. Este assunto despertou muito interesse na comunidade escolar, visto que a alimentação é também fator de saúde.
Consideramos que esse Projeto, com medida simples, contribui de maneira inegável para a preservação da VIDA. No entanto, o que se pode perceber, num sentido amplo, de maneira satisfatória, é a Educação preparando as novas gerações para uma relação mais responsável e, consequentemente, mais saudável com o meio ambiente. Pode-se dizer que a escola, está cumprindo o seu papel na formação integral dos alunos, tornando-os capazes de atuar de forma consciente, crítica e ética, transformando para melhor a realidade em que vivem.
Cabe ressaltar que a educação sustentável não se preocupa apenas com uma relação saudável com o meio ambiente, mas com o sentido mais profundo do que fazemos com a nossa vida, a partir da vida cotidiana: que qualidade estamos dando a nossas vidas? Que atitudes cotidianas tomamos que vai de encontro à nossa saúde, prejudicando o nosso bem estar físico, mental e social?
Os alunos do Ciep 321 Dr. Ulysses Guimarães estão tendo a oportunidade de refletirem sobre estas questões tão fundamentais para todos nós. Eles, mais funcionários e professores têm demonstrado o compromisso não só com o planeta, mas compromisso com a VIDA!
SE VOCÊ QUISER ASSISTIR AO PROGRAMA GRAVADO PELO ATOR MARCOS PALMEIRA PARA A TV ESCOLA VISITE O SITE : //tvescola.mec.gov.br  e pesquise o item pelo nome do ciep ulysses guimarães, caminhos da escola: EPS 23 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

GRUPO ODISSÉIA
ELIZABETH BASILE
REINILDES AGOSTINI
ROSANA MOREIRA
SELMA TERRA

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns ao grupo!

Esther