quinta-feira, 11 de novembro de 2010

PROJETO INTERDISCIPLINAR - PROMOÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA


Qual o papel social da escola na melhoria das condições e qualidade de vida?
Painel confeccionado pelos alunos sobre o as riquezas naturais do nosso país

Escola Municipal de Educação Infantil Humaitá – Porto Alegre

Projeto Pedagógico Coletivo

“Cuidando de si, dos outros e de tudo que existe ao redor”

Nesta apresentação disponibilizaremos os projetos da Escola Municipal de Educação Infantil Humaitá, da cidade de Porto Alegre. Cujo link é:

http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/humaita

A EMEIH preocupada com a qualidade de vida de seus alunos e familiares, promoveu no ano de 2006 uma pesquisa onde foram constatados os seguintes dados:

- 15% afirmam que costumam ir, eventualmente, ao Parque Municipal;

- 23% vivem diretamente ou indiretamente da coleta ou reciclagem de lixo seco;

- 27% classificam o papel higiênico usado como lixo seco;

- 66% possuem algum tipo de animal (60% cachorro e 26% gato)

- 69% das famílias cultivam algo em casa.

De posse dos dados, a Escola percebeu que teria que trabalhar, junto à comunidade escolar combinando, necessariamente, três aspectos relevantes aos dados coletados. Foram eles:

- Saúde ambiental - cuidados necessários com o lixo;

- Saúde humana - cuidados necessários para evitar doenças comuns nesta comunidade em crianças e adultos;

- Alternativa de renda- novas possibilidades de acréscimo de renda familiar, a partir de materiais alternativos.

Esse tripé foi utilizado então, num Projeto de Trabalho de Educação Ambiental.

Trabalhando a separação do lixo em sala de aula. Pintura das latas de lixo.

A Escola continuando esse trabalho promove, esse ano, a 2ª Gincana Solidária, tendo como Tarefa 3- Movimentos Escola Verde, escola sustentável.

Em salas de aulas, os alunos participam de jogos tendo como tema “Corrida contra a Dengue”, aprendendo todos, através de jogos, sobre o combate a doença.

No refeitório da escola, os pais são recebidos e informados com relação a doença, sua proliferação e sintomas. Em seguida são os mesmos orientados no sentido de cuidarem de suas casas, seu bairro e sua cidade, de forma a criar um ambiente saudável na comunidade. Nesse momento é desenvolvido junto a esses pais o que entendemos por responsabilidade individual, conceito básico da cidadania e democracia. A Escola faz, ainda, uma caminhada com seus alunos, andando pela comunidade, e distribuindo panfletos informativos junto a lojas, outros bairros e comércio em geral. Vai se ampliando assim a proposta social da Escola, que deixa de ser localizada e envolve, por fim, toda a comunidade. Segue o link do projeto:

http://emeihumaitareciclarte.blogspot.com/2010/03/tarefa-3-movimentos-escola-verde-escola.htm/

Texto coletivo criado pela turma do Jardim II

Os projetos desenvolvidos nesta realidade terão um grande impacto para a comunidade, pois visam oferecer aos alunos não só novos temas a serem trabalhados em sala de aula, mas colocam as famílias como protagonistas dessa história, gerando uma inclusão altamente positiva.

A partir de ações como essa, surgirão novas possibilidades do aumento da auto- estima de todos os envolvidos, fazendo com que, conseqüentemente, ocorra uma melhoria das condições e qualidade de vida.

Isso ocorre no dia a dia do aluno, quando ele é instigado a conhecer seu universo, seu espaço geográfico, aprendendo a tirar do mesmo o seu melhor, sem prejuízo dos seus e dos outros. Nesse momento, de forma sutil, é fornecido ao aluno ferramentas para que ele se sinta como parte integrante do todo, gerando uma incipiente noção de cidadania e respeito, ao universo e ao próximo.

Além disso, o conhecimento sobre saúde em meio à realidade em que vivem, conscientizará os envolvidos em todo o contato com o meio ambiente, desde a coleta de lixo ao trabalho em busca de seu próprio sustento. Aos alunos serão transmitidas as informações que farão a diferença na realidade da família. Serão eles a voz do conhecimento em sua própria casa, levando da escola uma aprendizagem significativa.

A escola visando atender à comunidade, desenvolve ainda a “Escolas para pais”, que através de palestras e atividades os familiares são colocados diante de temas importantes para a educação das crianças, bem como o bem estar de todos. Os mesmos são esclarecidos, orientados, ensinados em questões, que muitas vezes desconhecem, levando para suas casas não só novos conhecimentos, mas, acima de tudo, a certeza de que são sujeitos ativos de sua comunidade, contribuindo para a melhora da qualidade de vida.


Alunos regando a horta cultivada por eles na escola

A maior resposta a esse tipo de Projeto surge dentro das residências, com adultos e crianças se sentindo, todos, parte da engrenagem maior, que é a sociedade.

Um ambiente saudável é muito mais fácil de florescer dentro desses lares, pois a saúde, mental, física e emocional depende de vários fatores, sendo certo que um dos principais se refere a forma como o indivíduo se sente diante do mundo em que vive. Saber que se tem acesso a informações, conhecimentos ou serviços públicos, é saber que está, devidamente, incluído no que se refere aos seus direitos básicos.

É notório que a grande parte dessas famílias é de baixa renda, não tendo acesso ao estabelecido em lei, e, na sua maioria, são esquecidas pelo Poder Público. O descaso e a falta de interesse por parte de alguns, pode dificultar a eficácia de um projeto como este. Muitos estão em meio a doenças, desequilíbrios e dificuldades e já não acreditam na possibilidade na mudança de sua qualidade de vida.

É nesse momento que a Escola, enquanto Instituição Educacional, mostra a sua maior capacidade e, por que não dizer, função: formar cidadãos conscientes, instrumentalizando os alunos de forma a terem noção de seu real papel na sociedade, conhecendo seus direitos e, a partir daí, trabalhando suas dificuldades.

Essa missão é muito maior do que, simplesmente, ensinar disciplinas, e se configura, acima de tudo, em dar instrumentos aos seus alunos, para que eles possam melhorar suas vidas, em todos os aspectos.

Fica muito difícil encontrar pontos fracos num Projeto tão engajado, mas somente para constar como crítica construtiva, é possível que o sucesso alcançado tivesse sido infinitamente maior, se pudesse, o ambiente escolar, contar com a participação de profissionais da saúde, bem como da comunidade como um todo. Estes, dando palestras e orientando em suas respectivas áreas estariam, junto a Escola, fazendo um trabalho mais amplo de educação, conscientização, respeito e inclusão, pilares da cidadania.

Grupo FOCO DIDÁTICO:

Anna Christina Fontenele Martins Bruno

Ana Maria da Conceição Gonçalves Lopes

Greice Duarte de Brito

Um comentário:

Esther Araujo disse...

Projeto feito com muito cuidado e carinho. Parabéns, de verdade gostei muito.

Abraços

Esther