quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Sustentabilidade para a Floresta Amazônica

A Escola da Amazônia é um projeto de educação ambiental instituído em 2002 em Alta floresta (MT) pelo biólogo Silvio Marchini e pela empresária ambientalista Vitória da Riva Carvalho. Tem como objetivo conservar a biodiversidade da Amazônia brasileira por meio da educação, da comunicação e da extensão.
O projeto é desenvolvido pela Fundação Ecológica Cristalino (FEC), uma organização conservacionista sem fins lucrativos dedicada à proteção do bioma amazônico, com foco no Parque Estadual do Cristalino, no norte do estado de Mato Grosso.
O conceito proposto pela Escola da Amazônia tem sido reconhecido nacional e internacionalmente como um modelo promissor de educação para a conservação e a sustentabilidade na Amazônia. O projeto considera que o maior problema ambiental na Amazônia não é o desmatamento, a extração ilegal de madeira ou a abertura de estradas, mas sim a desinformação e a insensibilidade da sociedade em relação a esses problemas. Em outras palavras, a crise ambiental na Amazônia é, em última análise, uma crise da educação.
A abordagem da Escola da Amazônia está baseada no trinômio "pesquisa-intervenção-avaliação”. A pesquisa visa a entender como conhecimento e atitudes determinam a maneira como as pessoas se relacionam com o ambiente amazônico.
Desse modo, a Escola da Amazônia visa a desenvolver um modelo de educação ambiental para a fronteira de desmatamento da Amazônia que seja sustentável dos pontos de vista institucional e financeiro. Por essa abordagem, em 2007 o projeto foi premiado no Whitley Awards . Esse prêmio é considerado o "Oscar Verde" e é entregue pela Princesa Anne da Inglaterra em uma cerimônia na Royal Geographic Society em Londres.

Os pontos fortes desse projeto são as oficinas: "Um Dia na Floresta"e "Práticas Alternativas" que são gratuitas e tem o objetivos de colocar jovens de ( 11 a 14 anos) e de( 15 a 19 anos) em contato direto com a Floresta Amazônica. As oficinas promovem a adoção de práticas em pecuária de corte e leite que causem menor impacto ambiental, tem também o Workshops sobre Desenvolvimento Socioeconômico e Conservação da Biodiversidade . Os workshops oferecem aos participantes uma oportunidade única de imersão na realidade socioambiental da fronteira de desmatamento da Amazônia no norte do Mato Grosso,Programa Escolas-Irmãs: É um programa que visa a integrar - acadêmica e economicamente - colégios particulares dos principais centros urbanos do país e escolas públicas de Alta Floresta(MT). A integração acadêmica ocorre por meio de atividades conjuntas entre alunos visitantes e alunos das escolas locais.

Ponto fraco : É que esse projeto tão bonito de preservação do meio ambiente está apenas em alguns colégios particulares dos principais centros urbanos do país e nas escolas públicas de Alta Floresta(MT).

Fontes de pesquisas:

planetasustentavel.abril.com.br/.../patrocinador_470685.shtml
www.escoladaamazonia.org/


Grupo Futuras Pedagogas Brilhantes:
Dinair Pires
Edviges da Assumpção
Pasqualina Toscano
Valewska Barreto
Vívian dos Reis.

Um comentário:

Anônimo disse...

Interessante! Parabéns!

Esther