quinta-feira, 11 de novembro de 2010







O papel social da escola, além de educar, é passar aos alunos e responsáveis a consciência de que reciclar é a melhor ferramenta que temos para salvar nosso Planeta. Cabe à escola formar cidadãos críticos, reflexivos, autônomos e conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender a realidade em que vivem e provocar mudanças positivas com relação aos problemas que tem surgido sobre a preservação de nosso ambiente.


O CIEP Brizolão Municipalizado 227 Procópio Ferreira situado no município de Duque de Caxias, RJ, vem desenvolvendo projetos ligados à educação e sustentabilidade em parceria com empresas, com o SESI e internamente, junto aos alunos, promove incentivos de recolhimento de garrafas PET em seu bairro atuante, Nova Campinas.

Projetos:


"SESI: Cozinha Brasil"O objetivo é ensinar a aproveitar todas as partes dos alimentos, inclusive, o que normalmente é dispensado como o caule, talos, casca, folhas e sementes promovendo a educação alimentar com impactos positivos para a saúde e valorização da renda por meio do aproveitamento total dos alimentos.

"Seu óleo tem destino certo"Em parceria com a empresa G.R.AMBER, a escola promove a troca de óleos usados por materiais de limpeza.


" Concurso PET aluno feliz"Realizado internamente, tem por objetivo diminuir a quantidade de gaarrafas PET que são jogadas nas ruas e no rio que corta o bairro. acontece durante todo ano e a cada mês, o aluno que recolheu a maior quantidade de garrafas é levado a um passeio custeado, em parte, com a venda das garrafas arrecadadas e ainda tem sua foto e nome publicado no jornal " Natureza em Dia" ( nome escolhido pelos próprios alunos), que fica fixado em um dos murais da escola.

Pontos fortes:O incentivo à retirada de garrafas PET do meio ambiente, evitando a poluição e as enchentes; Através dos educandos, seus familiares vão aprendendo que o óleo usado pode ser transformado em algo útil para a escola e para a comunidade;Evitar o desperdício com receitas nutritivas e fáceis;Desenvolver a conscientização ambiental;Aprendizagem de valores e atitudes e o exercício de cidadania para a preservação do Planeta.

Pontos fracos:Falta de continuidade de conscientização fora do âmbito escolar por parte de algumas famílias;a falta de acesso e informações aos produtos que são produzidos e comercializados a partir da reciclagem;Ausência de locais apropriados para o armazenamento dos materiais recolhidos;deficiência de iniciativas municipais para os mecanismos de coleta seletiva e por fim, o forte conceito de que lixo é uma coisa suja e inútil em sua totalidade.

Grupo:
Danielle P. Ferreira de Moraes
Fernanda Brito da Costa
Márcia Vieira de Oliveira Guariento
Noêmia da Silva teixeira
Simone P. Gusmão
































Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom: Meio Ambiente e Saúde caminham sempre lado a lado!

Bjks

Esther