quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Educação e Sustentabilidade

Projeto saúde escolar


Fonte do projeto : http://www.slideshare.net/themisdovera/projeto-sade-escolar


Nome do Projeto: " O resgate da auto-estima"

Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental Vila Cruzeiro do Sul - Escola Aberta.

Objetivos principais do projeto: Desenvolver ações de prevenção de doenças e promoção da saúde, resgatando sua auto-estima, auto cuidado e a confiança nas pessoas.

Características da Escola: é voltada à educação das crianças e adolescentes carentes, com uma pedagogia focada sobretudo no menino de rua, e nas crianças evadidas da escola regular.
São alunos com histórico de fracasso escolar, expulsão, evasão, defasagem idade-escolaridade entre outros problemas.

Assuntos abordados no projeto: higiene pessoal, doenças sexualmente transmissíveis (DST) e sexualidade.

O papel que esta escola desempenha é o de agente socialista, que fornece o conhecimento formal, acolhe e dá oportunidades àqueles que estão em constantes conflitos e abandono.

Pontos fortes: o tema tratado “saúde” e o interesse em ajudar essas crianças, que, sofrem as conseqüências da desigualdade social. A preocupação em restabelecer a dignidade resgatando a auto-estima.

Ponto fraco: Falta de foco na orientação sobre gravidez e, principalmente sobre o porquê evitá-la. Os conceitos: controle da natalidade e planejamento familiar, ainda, são motivos de polêmicas.
Diante da crise em que vivemos, com a falta de emprego, instabilidade financeira, saúde precária, distribuição de renda injusta, meio ambiente em degradação, falta de segurança, aumento do consumo de drogas, entre tantos outros, é fundamental orientar nossos jovens, que, as conseqüências do aumento desordenado da população irá agravar ainda mais, os problemas citados. A gravidez precoce é uma das ocorrências mais preocupantes relacionadas à sexualidade na infância e adolescência, com sérias conseqüências para a vida desses jovens envolvidos, de seus filhos que nascerão, de suas famílias e da sociedade.

É preciso resgatar o valor da vida. Vivemos em uma sociedade doente e com poucas perspectivas de melhora. Sem dúvida alguma, lutar pela vida digna em coletividade ainda é um caminho possível. Vai depender da vontade de cada um.
Segue o link de video sobre "o valor da vida"
Equipe Diamante : Alexandra Rosa Fernandes, Mônica Bassan, Vaneli Frizon Franco e Tatyane Porto

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bem! Parabéns!

Esther