quarta-feira, 10 de novembro de 2010

PERMACULTURA: VIVENDO A SUSTENTABILIDADE NA PRÁTICA

A Chácara Asa Branca, localizada em Brasília-DF, em parceria com o Instituto de Permacultura, realiza um projeto interessantíssimo, denominado “Educando para a Rede de Sustentação da Vida”. Alunos das mais diversas escolas são recebidos na Chácara para a realização de aulas ao ar livre através do Turismo Ecopedagógico.

O primeiro intuito deste projeto é fazer com que os estudantes tenham contato e venham a conhecer uma área natural e preservada funcionando de acordo com os preceitos da permacultura. O objetivo final é fazer com que haja uma mudança de mentalidade e comportamento dos participantes em relação a natureza.

Permacultura, segundo o Grupo da Asa Branca é: o planejamento e execução de ocupações humanas sustentáveis, unindo práticas ancestrais aos modernos conhecimentos das áreas, principalmente, de ciências agrárias, engenharias, arquitetura e ciências sociais, todas abordadas sob a ótica da ecologia. Em outras palavras é a elaboração, a implantação e a manutenção de ecossistemas produtivos que mantenham a diversidade, a resistência e a estabilidade dos ecossistemas naturais, promovendo energia, moradia e alimentação humana de forma harmoniosa com o ambiente.(trecho retirado de: http://www.asabranca.org.br/permacultura/index.htm)

Fazendo uma breve análise da definição do termo permacultura, percebe-se, com facilidade, que a sua essência mais básica encontra-se íntima e obrigatoriamente ligada à prática da sustentabilidade. Desta forma, não é difícil notar que pondo em prática os ideais da permacultura, estar-se-á praticando a mais pura sustentabilidade.

O projeto destaca-se por proporcionar aos alunos o contato com a natureza, os quais, por muitas vezes, não o têm em seus dia-a-dias. Ainda, destaca-se a oportunidade de os jovens participarem de atividades bastante práticas e dinâmicas, tais como “as bioconstruções”. Também, é bastante positiva a oportunidade de trabalhar os fenômenos básicos da natureza de uma maneira lúdica-participativa e fora do ambiente escolar, gerando um maior interesse e, consequentemente, criando um profundo respeito pela vida.

Entretanto existem pontos fracos: a visita é paga, restringindo, assim, o acesso dos alunos oriundos de famílias mais carentes. A duração de três horas e meia é consideravelmente curta para a quantidade de atividades a serem realizadas. A divulgação do projeto é bastante tímida, utilizando para este fim basicamente a internet.

Enfim, o nosso trabalho não retratou apenas escolas que têm projetos voltados para a sustentabilidade, contudo, um grupo de ativistas que recebem alunos de diversas escolas para ensiná-los a viver a sustentabilidade não só no campo das ideias, mas, prioritariamente, no campo das ações.


Vídeo sobre um dos projetos realizados na Chácara Asa Branca: http://www.youtube.com/watch?v=5jrj5xNSvgQ


Fonte de Pesquisa: http://www.asabranca.org.br/


Grupo PERMACULTURA:


Agnaldo da Silva Wanderley

Camila da Conceição de Miranda

Claudia das Chagas Meirelles

Daniel Mendes Pires Haack

Silvia Cavalcanti Marques Gallotero


Um comentário:

Anônimo disse...

Parabèns! Boa análise.

Esther