quinta-feira, 11 de novembro de 2010

PROJETO INTERDISCIPLINAR PROMOÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA


QUAL O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA NA MELHORIA DAS CONDIÇÕES E QUALIDADE DE VIDA?

Como lugar privilegiado para transmissão e troca de conhecimentos objetivando a melhoria das condições e qualidade de vida e exercendo seu papel social, a Escola Estadual Nova Alvorada em Belford Roxo desenvolveu um projeto e observamos que está muito bem elaborado em sua estrutura podendo ressaltar as letras a e b do ítem destaque, e as ideias postas na conclusão. No entanto, no ítem resultados esperados o ideal seria que o aluno não só reconhecesse, mas fosse capaz de apropriar-se dessa ideia, trazendo esses conceitos e novos conhecimentos para o seu dia-a-dia como cidadão consciente e atuante. Notamos ainda que não houve um trabalho- ao menos não está claro, uma proposta interdisciplinar ou transdisciplinar onde todas as disciplinas pudessem ser contempladas e colaborassem para o sucesso do projeto.

ESCOLA ESTADUAL NOVA ALVORADA

Existem três maneiras de se chegar ao topo de uma árvore: subir nela; sentar em cima da semente e ficar amigo de um grande pássaro.

SETEMBRO/2010

JUSTIFICATIVA:

Localizado na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, o município de Belford Roxo está situado num ambiente que possuía características de manguezal. Este ecossistema foi desmatado, drenado e aterrado para criar espaços propícios à ocupação humana em suas atividades, inicialmente agrícolas, e posteriormente residencial. Devido há vários desmatamentos ocorrem grandes inundações sazonais, deixando os moradores desabrigados e/ou desalojados nos meses de chuvas.

Tendo a escola um papel relevante e essencial na garantia de um futuro sustentável para toda a população, pois tem o poder de ao mesmo tempo, educar e formar cidadãos. A expectativa que se tem de trabalhar com o projeto de arborização é a de que o aluno desperte para ser herdeiro de uma civilização consciente da preservação da natureza e do desejo de ser solidário e adaptar-se ao plano histórico e cultural da sociedade em que vive. Sendo assim, a comunidade escolar vê a necessidade de dar continuidade a este projeto na escola, numa perspectiva de transformá-la num ambiente acolhedor e prazeroso, demonstrando também que é possível o desenvolvimento aliado à qualidade de vida e conservação do ambiente.

A importância deste estudo é expor à comunidade escolar e ao entorno da mesma que o reflorestamento, além do benefício estético, promove também: conservação da umidade do solo, redução da velocidade do vento e contribui para a melhoria do ar por meio da retenção da poeira nas folhas, evita o desmoronamento de morros e gera uma melhor qualidade vida; aluno desperte para ser herdeiro de uma civilização consciente da preservação da natureza e do desejo de ser solidário e adaptar-se ao plano histórico e cultural da sociedade em que vive.


OBJETIVO GERAL

Entre os objetivos do projeto figuram proporcionar aos alunos da Escola Estadual Nova Alvorada a experiência de plantar e cultivar diversos tipos de plantas, compreender e valorizar o funcionamento da natureza por meio de uma situação concreta, envolvendo temas relacionados à educação ambiental, construir valores e atitudes necessários à compreensão da importância da preservação dos recursos naturais do planeta, reflorestamento de áreas degradas e arborização.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Reconhecer a importância do plantio e preservação do jardim na escola.

- Promover educação ambiental no ambiente escolar, de forma a auxiliar na formação de alunos multiplicadores da informação para a comunidade escola.

- Transformar os participantes do projeto em agentes multiplicadores junto à comunidade.

- Sensibilizar a sociedade, com a finalidade de formar uma rede que integre, prioritariamente, a comunidade escolar, visando a estimular a participação social e o envolvimento dessa comunidade e da sociedade, com vistas à construção da cidadania ambiental.


PÚBLICO-ALVO:

Comunidade escolar e comunidade do entorno da escola.


CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO:

Mês: setembro /2010.


METODOLOGIA:

- Reconhecimento do tipo de solo.

- Escolher as mudas.

- Espaço para o plantio.

Contribui para a melhoria do meio ambiente, na medida em que:

- Diminui a exploração de recursos naturais.

- Reduz o consumo de energia.

- Diminui a poluição do solo, da água e do ar.

- Reduz o desmatamento.

- Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo.

- Diminui o desperdício.


RESULTADOS ESPERADOS:

Que os alunos reconheçam a importância do reflorestamento e da preservação do meio ambiente escolar e do entorno.


DESTAQUE:

a) A inclusão no currículo de ensino da escola de atividades pertinentes à Educação Ambiental.

b) Os professores e os alunos da escola atuam como agentes multiplicadores do projeto em sua comunidade. As atividades de Educação Ambiental serão desenvolvidas no próprio espaço da escola e no entorno.


CONCLUSÕES

O estudo deve alcançar que os alunos sejam alvos de reflexões e de vivências. Mais do que discursos são: a prática, o exemplo, a convivência e a reflexão sobre o meio em situações reais que farão com que os alunos desenvolvam atitudes coerentes com os valores que queremos que aprendam. Por isso, o convívio escolar é elemento-chave na formação ambiental dos estudantes e, ao mesmo tempo é o instrumento mais poderoso que a escola tem para cumprir sua tarefa educativa nesse aspecto.

ELABORADO POR: Profª Kátia Regina Cabral Marins

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

1. Branco, M.S.2003.Ecologia da cidade. 1º.ed., Ed. Moderna, Rio de Janeiro. p.19.

2. Araújo, R.; Murgel E. 2001. Ecologia em debate.1º. ed. Ed. Moderna, Rio de
Janeiro. P.119 e 120.

Kátia Regina Cabral Marins
Escola Estadual Nova Alvorada
Belford Roxo (RJ)

Link pesquisado:
http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/acontece.asp

Grupo Sol:
Julia Gama, Maria Fernanda Braga Fagundes, Renata Luna Peixoto, Roberta Helena Pessoa, Sandra Gomes Araujo, Valéria Lavall

Um comentário:

Esther Araujo disse...

Parabéns! Uma proposta viável que pode tornar a comunidade mais saudável.

Abraços

Esther