sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Projeto interdisciplinar Legislação Educacional

“A Educação qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática.” Paulo Freire.

A LDB já se inicia afirmando que a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem em vários lugares, um dos quais é a escola (art. 1°).
Após as leituras dos artigos e legislações pertinentes, e a relação dos Artigos 26 e 27 da LDB, e o capítulo 3 do livro “Pedagogia do Oprimido”, de Paulo Freire, compreendemos que a Educação pode (e deveria ser) utilizada como um instrumento de transformação.]
O profissional da educação tem um relevante papel político a desempenhar, direcionando o seu trabalho para a sociedade atual, objetivando educação . com qualidade para todos.
A Resolução vem de encontro a LDB na medida em que tenta conciliar estes alguns aspectos descritos por Freire, permitindo que a escola além dos conteúdos obrigatórios possa também acrescentar questões que contemplem suas especificidades, no que tange ao planejamento, elaboração e execução das atividades, contribuindo assim para a construção da consciência crítica dos alunos, contemplando assim a dimensão política do ato de educar.
Sendo assim, precisa-se refletir sobre a urgência de criar-se nas escolas um ambiente que dê conta dessas transformações sociais, pois é nessa sociedade em que vivemos e interagimos.
Educação deve ser a uma prática de liberdade e como tal estimular a autonomia de pensamento crítico.os alunos devem ser estimulados a pensar, criticar e tirar conclusões e fazer mudanças quando necessário. Ele deve ser estimulado a resolver problemas e realizar mudanças sociais, políticas e individuiais.
OS profissionais da educação precisam ser comprometidos com uma educação voltada para a educação ambiental. O conceito de sustentabilidade propõe um novo modo de pensar e agir em relação aos recursos naturais do planeta e ao futuro da espécie humana.
Pelo acima descrito consideramos que a legislação possui normas voltadas para a educação sustentável.

Grupo: Futuras Pedagogas Brilhantes
Dinair
Edviges
Pasqualina
Valewka
Vívian

Nenhum comentário: