quinta-feira, 9 de dezembro de 2010




PROJETO INTERDISCIPLINAR - Legislação Educacional





Educação e sustentabilidade






Os problemas em nosso meio ambiente são causados pela nossa maneira de viver (nossos hábitos e costumes) e pelo consumismo. A Educação pode fazer com que as pessoas reflitam e pratiquem hábitos de sustentabilidade.
E a escola é o melhor veículo de informações. Além de educar, passar aos alunos e responsáveis de que reciclar é a melhor maneira de salvar o Planeta, pois, a reciclagem é uma forma de cidadania além de satisfazer as duas partes: da população e o estado atual tecnológico e da organização social que impôs sobre o meio ambiente.
A Pedagogia do Oprimido sugere a Educação como prática da liberdade. Paulo Freire não separava aprendizagem da política em suas obras (visão holística): é preciso libertar para pensar. Alfabetizar é despertar uma visão crítica do mundo em que se vive.
As práticas pedagógicas estabelecem diferentes maneiras de se transmitir o conhecimento, principalmente através do diálogo. Por meio deste, docentes e dicentes estabelecem posssibilidades comunicativas em cujo está a transformação do educando em sujeito de sua própria história aproximando cada vez mais a inclusão na sociedade, compreendendo as diferenças.
De acordo com o Artigo 26 da LDB, deve-se trabalhar as áreas mínimas a nível nacional de modo a assegurar a entrada e permanência do aluno. No inciso "§ 4º O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente as matrizes indígena, africana e européia."
Com essa proposta para o novo ensino da História do Brasil, nos bancos escolares, percebe-se uma tentativa de ensinar, ainda que tardio, a valorização da cultura afro e indígena e não podemos deixar de perceber neste artigo a tentativa de humanizar esses dois povos que durante muito tempo tiveram suas ações desenvolvidas no espaço escolar de forma ausente ou marginalizada.
Não podemos deixar de citar também que outros povos participaram da formação de nossa sociedade, do contrário, estaríamos repetindo o mesmo preconceito, como por exemplo, a participação do povo europeu. Vimos então nesta passagem do artigo 26, presente o conceito de humanização de Paulo Freire.
Analisando o inciso l do Artigo 27 - " A difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e a à ordem democrática"; e a "lei estadual na resolução SEEduc número 4359/2009 que na parte diversificada oferece a promoção de projetos onde pode-se trabalhar o tema referente ao meio ambiente", vê-se como necessário em nosso mundo atual trabalharmos o conceito de Educação Ambiental como currículo na parte diversificada, respeitando as características de cada região, conscientizando nossos educandos para uma mudança radical de valores como tentativa de minimizar a distribuição dos recursos naturais. É importante frisar que a Educação Ambiental deve ser trabalhada de forma interdisciplinar e democrática, visando a participação do indivíduo na compreensão do bem estar coletivo e continuado.
Entretanto, embora a visão de Paulo Freire e os artigos legislados, o que podemos observar é que a Educação ainda está aquém das propostas intencionadas. Apesar dos investimentos na área da Educação nos últimos anos, antigos problemas continuam desfavorecendo a eficácia dos objetivos pretendidos. Carência de professores, merenda deficitária, construção e manutenção da parte física das instituições de ensino entre outros.
Sabemos que o processo educacional é complexo e necessita da participação de toda a sociedade para se obter relevante sucesso, principalmente ao que tange a legislação e fiscalização para que aconteça de fato a teoria e a prática.

Nosso grupo:

Danielle P. Ferreira de Moraes
Fernanda B. da Costa
Márcia V. de Oliveira Guariento
Noêmia da Silva Teixeira
Simone P. Gusmão






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