quarta-feira, 13 de outubro de 2010

A consciência política na prática pedagógica

A consciência política dos educadores é fundamental para a prática pedagógica transformadora, que carregará em si as intenções de uma ação para a transformação e libertação do indivíduo. Como educadores, precisamos repensar nossa prática e buscar planejar nossas ações para o futuro, uma vez que estando o homem consciente dos acontecimentos que o rodeiam na sociedade, poderá ser verdadeiramente sujeito da própria história, ativo, crítico e cidadão.



“Eu quero fazer parte desse mundo!”

Não enxergamos possibilidades de atuação pedagógica, em seu sentido mais amplo, sem que a mesma venha imbuída de conceitos políticos, visto que esse último traduz o próprio cotidiano, em qualquer sociedade.

Entenda-se aqui conceito político como àquele que, efetivamente, vai instrumentalizar o indivíduo de forma que o mesmo perceba o ambiente em que vive,entendendo, assim, o real papel que ele desempenha no mundo.

Não se pode radicalizar a ponto de considerar o ato político somente como aquele que faz a dicotomia opressor/oprimido, mais sim, muito mais amplamente, toda e qualquer ação que gere uma conseqüência na sociedade em que vivemos.Há que se encontrar um ponto de equilíbrio, sendo certo que o educador, nesse caso específico, é a força motriz que vai desencadear todo o processo.

O ambiente pedagógico deve ser o lugar onde o “conteúdo imposto” deve caminhar com todos os outros conteúdos, pois seria “pré conceito” qualquer exclusão de temas. Juntamente com a experiência de vida de cada um, a análise crítica seria feita, em momentos de reflexão e diálogo entre todos, professores e alunos. Somente a partir daí, vislumbra-se a possibilidade de um ser pensante, conhecedor de si mesmo, dos outros e da realidade. Essas são as ferramentas que possibilitarão ao aluno, futuro formador de opinião, construir sua própria linha de pensamento, se situando como cidadão esclarecido. É a construção do sujeito pensante e crítico, autor de seu futuro e transformador de sua realidade.

GRUPO FOCO DIDÁTICO:

Greice Duarte de Brito

Anna Christina Fontenele Martins Bruno


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