quarta-feira, 13 de outubro de 2010




Qual a relevância da formação política para a prática pedagógica docente tendo em vista a configuração de ações no cotidiano da escola, pautadas no ideário da sustentabilidade?

A formação política para a prática docente traça diretrizes que norteiam a ação de todos os profissionais envolvidos no processo educativo.
As políticas permitem traçar objetivos a serem alcançados de acordo com princípios valores e princípios baseados no seu compromisso social, ético e educativo, indicando atividades que possibilitem atingir as metas.
Na proposta da tendência libertadora, em busca da transformação social, professor e aluno devem ter uma relação próxima, na qual os conhecimentos são trocados e discutidos levando a conscientização da realidade em vivem.
Esta tendência ajuda na aproximação das questões sociais e ambientais atuais, como a sustentabilidade.
A educação é um importante instrumento no processo de sensibilização para questão ambiental e na reivindicação de iniciativas sociais voltadas para a preservação sócio ambiental, desenvolvendo iniciativas renovadoras através da nova proposta de educação para sustentabilidade ou educação para o desenvolvimento sustentável. Visando refletir como este processo ocorre no âmbito das tendências de ensino, bem como poder contribuir para o delineamento da identidade do professor. Este contexto o entendimento de conhecimentos e o seus saberes, se privilegiou a leitura de algumas abordagens. Dentro desta perspectiva também se faz necessário compreender o que se entende por prática pedagógica, saberes docentes, assim como o próprio histórico da Educação. O que se verificou foi que as abordagens de ensino são imprescindíveis para se analisar o conjunto de saberes que cada professor carrega na utilização destas vertentes, bem como para a sua prática pedagógica.


Grupo: Futuras Pedagogas Brilhantes
Componentes: Dinair
Edviges
Pasqualina
Valewska
Vívian Reis

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