segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A sustentabilidade - Gestão para Sustentabilidade - 2o. capítulo




Sustentabilidade
O sentido do termo pode variar de acordo com o contexto social e o momento histórico.
Este pode ser utilizado para definir ações e atividades humanas que tenham como objetivos atender as suas necessidades atuais, sem comprometer as próximas gerações, preservando a biodiversidade e os ecossistemas naturais. Relaciona o desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente e utilizando os recursos naturais com inteligência.
A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.


É um conceito claro para todos?
O termo sustentabilidade está cada vez mais presente no ambiente empresarial. A definição de sustentabilidade mais difundida é a da Comissão Brundtland (WCED, 1987), a qual considera que o desenvolvimento sustentável deve satisfazer às necessidades da geração presente sem comprometer as necessidades das gerações futuras.
Como dissemos anteriormente o conceito é múltiplo,variável e está em constante evolução. Porém possui ponto comum 3 vertentes. São elas: econômica, ambiental e social conhecidas como botton in line.
•Vertente econômica inclui todas as atividades desenvolvidas com o objetivo de obtenção e elevação de renda sejam elas, individuais ou coletivas, formais ou informais.

•Vertente ambiental ou ecológica estimula empresas a repensarem suas atividades e o seu impacto sobre o meio ambiente e a utilização dos recursos naturais.
•Vertente Social está relacionada vida social condicionamento ao comportamento, experiências , habilidades, nossa visão do mundo que ajudamos a formar.

Educação para sustentabilidade
Provoca a discursão critica dos conteúdos implícitos nos diversos discursos de sustentabilidade e o conhecimento da diferença entre eles.
Educação deve ser a uma prática de liberdade e como tal estimular a autonomia de pensamento crítico.os alunos devem ser estimulados a pensar , julgar e ser comportar por si próprios e não orientados para uma finalidade pré determinada
Devem ser capacitados a tirar suas próprias conclusões
A educação deve ser um processo que estimule a capacidade crítica autonomia e criatividade.O educando deve ser estimulado a resolver problemas e realizar mudanças sociais , políticas e individuais, qualitativamente.
SUSTENTABILIDADE
Este trabalho se inscreve no contexto do discurso da sustentabilidade que, nas duas últimas décadas, vem sendo expressão dominante no debate que envolve as questões de meio ambiente e de desenvolvimento social, despertando preocupações e interesse social, visto que a qualidade de vida humana, em particular, e da vida global do planeta estão sendo comprometidas pelo esgotamento, pelo conflito e pela destrutividade que se expressam na expansão urbana e demográfica, na tendência ao esgotamento de recursos naturais não renováveis, no crescimento acentuado das desigualdades sócio-econômica, que alimentam e tornam crônicos os processos de exclusão social, na perda da biodiversidade e na contaminação crescente dos ecossistemas terrestres.
Sustentabilidade é a capacidade de um indivíduo, grupo de indivíduos ou empresas e aglomerados produtivos em geral; têm de manterem-se inseridos num determinado ambiente sem, contudo, impactar violentamente esse meio. Assim, pode-se entender como a capacidade de usar os recursos naturais e, de alguma forma, devolvê-los ao planeta através de práticas ou técnicas desenvolvidas para este fim.
Para a grande maioria das pessoas esse não é um conceito claro, pois muito se fala em sustentabilidade, em todo lugar, a toda hora, mas ninguém sabe exatamente o que isso significa. Profissionais e empresas abordam o tema de acordo com o interesse e a visão de seu negócio, mas ninguém apresenta um discurso unificado, que considere toda a complexidade envolvida no conceito. Alguns acham que sustentabilidade se resume em cuidar das árvores, da natureza, não jogar lixo na rua, não realizar queimadas, mas o assunto é muito mais amplo e profundo.
Uma forma de explicar melhor a sustentabilidade seria através da educação, no processo de sensibilização para a questão ambiental e na reivindicação de iniciativas sociais voltadas para a preservação socioambiental, desenvolvendo iniciativas teóricas e práticas renovadoras que se empenham em superar a herança proveniente das ciências naturais, quanto às visões reducionistas e politicamente conservadoras através da nova proposta de educação para a sustentabilidade ou educação para o desenvolvimento sustentável. Só a libertação para a educação, feita pela movimentação e conscientização, poderia ser o elo propulsor para construir uma sociedade de iguais. Neste sentido, a educação aparece com o papel central para efetivar o pensamento, pois através de uma educação libertária, poderia tomar consciência de situações e buscar a liberdade. Para tal, propõe que o educador conheça em profundidade cada comunidade que irá educar, conheça a realidade e as palavras que são significativas para cada grupo de pessoas. Desta forma, as palavras que serão ensinadas na escrita e na leitura, são justamente as que fazem parte do cotidiano destas pessoas.
Assim, acreditar que ao conhecer a sua palavra e transformá-la em ação e posterior reflexão, passaria de um estágio ingênuo para um estado consciente de sua situação social e tentaria suplantá-la.

Grupo: Futuras Pedagogas Brilhantes
Componentes:Dinair,Edviges,Pasqualina,Valewska e Vívian

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